terça-feira, 31 de julho de 2007

Comissão de Defesa do Consumidor em Realengo


Da Redação

Do dia 1º a 3 de agosto, o ônibus de atendimento itinerante da Alerj estará na Praça Padre Miguel, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição, em Realengo. A equipe, formada por um advogado e dois estagiários, atenderá das 9h às 17h. As queixas que não puderem ser solucionadas imediatamente, através de acordos, serão enviadas on-line para a central de atendimento da comissão, no Centro do Rio, e as empresas citadas serão notificadas.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Saúde em Mesa


Da Redação

Nos dias 11 e 12 de agosto a Universidade Castelo Branco sediará Conferência Distrital de Saúde da região AP-5. O endereço é Universidade Avenida Santa Cruz, 1631, em Realengo. Mais informações no site: www.sms.rio.rj.gov.br.

domingo, 29 de julho de 2007

Pagamento de infrações vencidas em até seis vezes

Da redação
Tramita em Brasília o projeto de Lei 310/07 que permitirá o parcelamento em até seis meses de multas de trânsito com data expirada. Para isso, o proprietário deverá fazer solicitação em até um ano após a notificação. O valor mínimo a ser dividido é de R$ 127,69 e as parcelas a partir de R$ 53,20.
O objetivo é diminuir o número de veículos que ficam na ilegalidade, pois com um valor mais acessível, os infratores não atrasariam o pagamento do licenciamento e assim evitariam o risco de novas multas e apreensão do automóvel.A canja só é válida para débitos existentes até a data de publicação da lei. Só não poderão ser divididas as aplicadas por embriaguez ao volante.

sábado, 28 de julho de 2007

Rosângela termina em sexto no Pan

Da Redação

Nossa representante no Rio 2007, a velocista Rosângela Oliveira, 17, aluna da Vila Olímpica Mestre André, junto às atletas Lucimar Moura, Thaissa Presti e Aline Nascimento Torres terminou a prova de revezamento 4 x 100m em 44s14, na sexta posição.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Proprietários de Blazer e S10 devem levar veículos para recall


Da Redação
GM convoca para reparo em ABS dos dois modelosAs S10 e Blazer equipadas com sistema de freios ABS nas quatro rodas, de chassi 8C403783 a 8C407067, fabricadas entre 16 de junho e 17 de julho de 2007 estão convocadas para reparo gratuito nas concessionárias no módulo do sistema antitravamento. A Chevrolet detectou que após frenagem, estes veículos, com atuação do sistema ABS, pode ocorrer uma retenção temporária da pressão hidráulica do sistema de freios, acarretando o bloqueio das rodas, com risco de acidente. Mais informações pelo telefone 0800 702 4200.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Ex-policial é exemplo de superação

Luana Clara
O cabo reformado Walter Calixto, 44, nascido e criado em Padre Miguel, é a superação em pessoa. Baleado em 1995 quando ia para o trabalho, de ônibus, em uma tentativa de assalto, ficou paraplégico. “Não me sinto revoltado e sim luto pelo direito de ir e vir dos deficientes. Todos temos nossas lutas diárias de superação, deficientes ou não, e elas podem ser superadas”, declara.
Atualmente faz parte da seleção brasileira paraolímpica de tiro e preside a Associação de Reabilitação da Polícia Militar (ARPM).
Infelizmente não o veremos atuar no Parapan, devido ao pequeno número de atletas praticantes desta modalidade em nosso continente. “Ficamos frustrados porque precisamos de índice para as Paraolímpiadas e seria uma mão na roda pois temos pouca verba e conseguiríamos a pontuação necessária em casa”, explica.Como presidente da ARPM luta pela valorização das autoridades dos policiais que ficaram deficientes em exercício da função. Além disso, a organização oferece aos associados atendimento laboratorial, inclusive fisioterápicos.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Êxodo Artístico - Realengo vê seus talentos artísticos irem para outros locais. Por quê?


Carlos Maia

O Brasil possui muitas carências nas áreas da saúde, educação, transporte, moradia entre tantas outras. Por conta disso a arte é vista por vários políticos, empresários e até parte da população como artigo de luxo, supérfluo ou “coisa de quem não tem oi que fazer”, quando na verdade é um direito básico de todo cidadão. A situação se agrava fora do eixo Rio – São Paulo, pois é muito mais difícil conseguir recursos para o setor artístico. Internamente, o Rio de janeiro reproduz o mesmo quadro do resto do país – a concentração de recursos: os refletores estão voltados para o centro e a Zona Sul da cidade. Essa situação leva muitos artistas da região a procurar trabalho longe do seu bairro. O jornal Nossa Gente ouviu cinco artistas do bairro de Realengo para saber o que pensam aqueles que são diretamente afetados por essa desigualdade.
Miriam Bonati, 23 anos, faz parte do Boi Daqui, grupo de danças folclóricas, localizado no centro do Rio. Para ela existem poucos espaços onde o artista pode desenvolver seu trabalho. Isso fez com que ela migrasse para o centro da cidade. Ela diz que espaços que poderiam dar uma oportunidade, como as lonas culturais, não suprem as demandas. Vicente de Paula, diretor administrativo da Lona Cultural Gilberto Gil em Realengo, diz que faz o que o espaço dá condições de fazer, pois a Prefeitura da uma verba pequena. Ele afirma que quem tiver um bom projeto pode levar a lona, mas o espaço não tem como arcar com as despesas. “Aqui tem vários projetos aprovados, mas faltam patrocinadores, conta. Vicente que também é cenógrafo e presidente da ala Agito da Mocidade Independente de Padre Miguel falou que as oficinas de arte da lona atingem a mais de 800 pessoas, a comunidade é que cuida do local, mas as vezes as pessoas não percebem.

A atriz Vanessa Soares, 24 anos, participa a cinco anos de um grupo teatral em Bangu e seu grupo também sofre por falta de apoio. Por conta disso seu grupo nunca se apresentou na Zona Oeste. Seu trabalho é totalmente ligado a cultura popular. Para ela falta articulação entre os artistas da área, devido em parte ao fato de a maioria também ter outra profissão, o que diminui o tempo de cada um. A necessidade de trabalhar levou Amanda Mattos, 19 anos, a deixar os palcos. Ela estudou teatro na Spctaculu, ong do cenógrafo Gringo Cardia e da atriz Marisa Orth. “O teatro me dava muita felicidade, mas precisava ganhar dinheiro para ajudar a família”. Agora ela é secretária de uma firma imobiliária. “Meu maior medo é nunca mais pisar no palco, acho que morro”. O jornalista Bruno Morais, 26 anos também precisou dar um tempo com o ofício de ator devido ao trabalho. Ainda na adolescência ele manifestou o desejo se tornar um ator profissional. Depois de se inscrever num curso de férias em Padre Miguel, que não aconteceu por não formar turma, foi estudar no centro e Zona Sul.
Apesar das dificuldades eles não desistem de seus sonhos. Miriam afirma que quem gosta de arte deve aprender lá e trazer, na medida do possível, para o bairro. Ela quer através da educação usar a arte como instrumento de valorização do povo de Realengo. Vanessa Soares tem a esperança de vencer e se realizar na arte. Pra Bruno Morais, as barreiras não podem atrapalhar os sonhos: “Na busca pela realização de um sonho, a distancia é o menor empecilho que pode haver”, afirma.

Ações para PAC na Zona Oeste


Da redação

No dia 28 de julho, às 14h, as lideranças da região se reunirão na Faculdade São José para debater as ações públicas a serem tomadas para requerer parte da verba em prol de melhorias em nossos bairros.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Veteranos em ação


Luiz Paulo (Colaborador)

8:00 – Coração Teimoso 5 x 0 Mini Dois de Ouro
Com boas atuações de Maurinho, ex-Fluminense, ao abrir o placar aos 9 minutos do primeiro tempo, do meia Beto e Thomé, que marcou aos 15 minutos, o Coração Teimoso desarticulou o esquema adversário.
Na segunda rodada da partida as alterações no Mini Dois de Ouro equilibrou as ações, mas falhou nas finalizações, e nesta falha o rival cresceu no contra-ataque e fechou o placar com gols de Denildo, Marcos Aurélio e Walmir.
9:30 – Manchester 4 x 0 Ta-Lento
Parecia só ter um time em campo. O Manchester não tomou conhecimento do adversário. Destaque para Marcelo Maestro, o camisa 5 do time goleador.
11:00 – Escritório 2 x 1 Molambo
Um jogo de muitos craques só pode ser decidido nos detalhes. E o zagueiro Peixe, em uma bela cobrança de falta deu a vitória ao escritório nos minutos finais.
12:30 – Bar 0 x 2 Creib
Bastante reforçado com Quinha, Marquinho e Nando, ex-Coração Teimoso, venceu com folga o bom time do Bar.

Rodada passa em branco sem grandes jogos


De Luana Clara e Luiz Paulo (Colaborador)

Sábado – 15h30min – Praça dos Cadetes 1 x 1 Real Madri
Equilíbrio e pouca emoção. Foi a tônica desta partida. Um pouco melhor no primeiro tempo, o Real Madri fez 1 a 0. Na segunda parte do jogo foi a vez do Praça dos Cadetes empatar a disputa que ninguém mereceu vencer.
Domingo – 8h – Rei de Ouro 1 x 1 Ajax
Pegada, técnica, garra, velocidade e rivalidade. Neste duelo emocionante, o Ajax tomou a iniciativa, e aos 12 minutos do primeiro tempo Carlinhos abriu o placar. O Rei de Ouro começou a reagir na segunda parte, com a entrada do volante Baro e do meia Cléber, e logo no 1º minuto João empata. Daí para frente a disputa ficou equilibrada e catimbada, com direito até a gol anulado.
Domingo – 9h30min – Atlético 0 x 3 Juventude
Esperava-se mais desta partida até porque o Atlético crescia de produção a cada partida, mas parou diante do Juventude. O atual líder da competição, com sua disciplina tática e bons valores individuais, soube administrar o jogo bem ao seu estilo.
Luiz Carlos brilhou mais uma vez, com três gols, dos quais o último foi uma pintura. Seu desempenho deu uma vitória surpreendentemente tranqüila ao frio time do Juventude.
Domingo – 11h – Molambo 0 x 1 Maloca
Um embate sem expectativas, devido à colocação das duas equipes na tabela. Mas, é comovente ver a luta do Molambo, que mesmo em má fase, nunca se entrega. Já o Maloca aproveitou a chance , porém suou muito a camisa. Um bom jogo.
Domingo – 12h30min – Ás de Ouro 1 x 2 Escalada
Embalado pelas vitórias anteriores, o Ás de Ouro foi com tudo para cima do adversário.
A entrada no segundo tempo de Pixu deixou o Escalada mais ofensivo, e logo após abriu o placar, com gol de Marcelo Piu. Incentivado por sua grande torcida, Sandro, aos 17 minutos, empatou com um belo gol. A partida estava equilibradíssima, quando, aos 32 minutos, Eudes, jogador de melhor performace no campeonato, fecha o placar com um golaço.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Deficientes contam com táxis especiais

Da redação
Já circulam por nossa cidade 10 táxis adaptados para transportar portadores de necessidades especiais e idosos que dependem de cadeiras de rodas para locomoção. Os veículos são equipados com uma plataforma elevatória, e os motoristas capacitados para atender às necessidades especiais desse público.
O serviço, oferecido desde abril deste ano, tem como meta colocar 30 táxis especiais circulando até agosto.O preço das corridas é o mesmo dos táxis convencionais e pode ser solicitado pelo telefone 3295-9606.


Foto: Selmy Yassuda

domingo, 22 de julho de 2007

Aprovação automática com os dias contados


Fonte: Agência Senado - Ricardo Icassati

Tramita em caráter de decisão terminativa na Comissão de Educação (CE), proposta do ex-senador Wilson Matos (PSDB-PR) para vedar a chamada progressão continuada no ensino fundamental, no caso de adoção do modelo de ciclos.
Na justificação constante do projeto de lei nº 390/07, Matos argumentou que o modelo permite que sejam organizados dois ciclos de dois anos letivos, em vez das quatro primeiras séries do ensino fundamental, ou dois ciclos de dois anos letivos, em vez das quatro primeiras séries do ensino fundamental, ou dois ciclos de quatro anos, abrangendo toda essa etapa educacional.
- Neste modelo, os alunos não são avaliados para obter a sua aprovação a cada ano letivo. O fundamento dessa organização alternativa é o de que, por existir apenas a possibilidade de retenção ao final do ciclo, os alunos teriam tempo mais longo de assimilar os conteúdos curriculares, sem a pressão de obter nota de aprovação ao fim de cada ano - observou.
Matos acrescentou que estudos têm apontado que esse modelo apenas transfere para mais tarde os efeitos do fracasso escolar. Ele assinalou que o aluno, ao perceber que seu empenho e o resultado de suas avaliações não têm efeito sobre o avanço para o ano letivo seguinte, tende a sentir-se despreocupado com os estudos e a realização das demais tarefas escolares, comprometendo todo o processo de aprendizagem.

sábado, 21 de julho de 2007

Zona Oeste, um vazio sanitário


De Luana Clara
As frentes comunitárias e organizações públicas se reuniram dia 20 de julho, em audiência pública com o secretário estadual de saúde, Sérgio Côrtes, no Bangu Atlético Clube. Compuseram a mesa o deputado federal Carlos Santana, Dr. Cesar Fontes Rodrigues, diretor do Hospital Estadual Albert Schweitzer (HEAS), Jurema Batista, presidente da Fundação da Infância e Adolescência (FIA), Ismael, vice-presidente da Associação de Meio Ambiente da Região de Bangu (Amar-Bangu) e o vereador Rubens Andrade. “É triste vermos a cada esquina uma clínica privada. Fortalecendo a área da saúde poderemos investir este dinheiro na educação de nossos filhos e outras áreas”, expôs Santana.
Marambaia, representante do bairro de Santa Cruz, desabafa sobre o desleixo do poder público em relação a nossa região: - “Hoje, quem é trabalhador gasta todo seu salário em saúde. Ao lado do Hospital Croácia (Sepetiba), uma clínica particular atende por 30 reais a consulta”.
“Nós não temos um mamógrafo na Zona Oeste. Isso é um vazio sanitário”, admite indignado o secretário, que durante o evento anunciou a construção de três das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPA) a serem inauguradas até o fim deste ano em todo estado do Rio de Janeiro. “Quem não tem nada, há muito tempo é a Zona Oeste. Está no momento de começarmos a reverter esta situação. Nós recebemos terrenos e até prédios no Centro e na Zona Sul, mas o governador não aceitou”.
O HEAS ficou no centro do debate devido ao mau atendimento e ineficiência. A unidade, emergência de nível 1, uma referência da região vive superlotada e sem equipamento e infraestrutura para seu patamar, fruto do abandonado das autoridades. “Se houver um desastre entre Guadalupe e Angra não temos infraestrutura para socorro. Todos os feridos precisariam ser removidos para o Salgado Filho”, questiona Antônio Pereira do Movimento Pró Escola Técnica de Realengo.
Uma das ações do estado para reverter a imagem negativa será a humanização na triagem dos atendimentos, atualmente realizada pelos seguranças. “Já fizemos este trabalho no Getúlio Vargas e o meu compromisso é depois deste (Albert Schweitzer) ficarmos só na Zona Oeste e depois de treinarmos todos, iremos para outra região”, declarou o secretário, cuja meta é de até o dia 17 de setembro sua chefe de gabinete, Olinda Fabiani Cardoso Gil, ex-coordenadora nacional de humanização em hospitais públicos, junto com Dr. César Fontes Rodrigues ter treinado pessoas da comunidade para realizar este trabalho.
Para a representante da FIA, esta sobrecarga seria minimizada com a implantação de postos 24 horas, que serviriam de apoio na realização de tratamentos. “É pela falta disso que uma grávida que tem um sangramento antes da hora vai parar em uma emergência, o que não deveria acontecer”, explica. Mas, Côrtes acredita que a maior intervenção que o estado pode fazer na região é expandir o atendimento básico, com a ampliação de alcance do Programa Saúde da Família (PSF). Na Zona Oeste, onde residem 1 milhão de pessoas seria necessário a implantação de 333 PSF. Atualmente nossa cidade 120 comunidades tem acesso ao programas, das quais, apenas 20 nos atende.
Quanto a municipalização do HEAS e do Hospital Estadual Rocha Faria o secretário de saúde foi categórico em sua posição: -“Neste momento está fora de cogitação a municipalização do Albert e o Rocha Faria porque não sei se serão prioridade de recuperação da prefeitura”.
O destino do Hospital Estadual Padre Olivério Kramer, fechado há cerca de 25 anos entrou em pauta. Isto porque tramita um projeto de lei na Alerj para transformá-lo em um instituto especializado na saúde da mulher.
Já a dificuldade de locomoção dos deficientes físicos para realizarem seus tratamentos estão com os dias contatos. Côrtes afirmou que o governo estuda a possibilidade de ano que vem implamentar um centro de reabilitação no Hospital Eduardo Rabelo, em Vasconcelos, em parceria com organizações de recuperação de portadores de necessidades especiais.Outro ponto levantado foi o deslocamento de quem não consegue atendimento nas emergências porque os hospitais de pronto-atendimento de nossa área estão com déficit de especialidades o que obriga os adoentados a dirigirem-se para unidades mais distantes. “Nem todo mundo tem dinheiro para pegar um táxi. Deve-se ter uma ambulância para remover o adoentado”, opina o vice-presidente da Amar-Bangu.

Badminton em todo lugar

Da Redação


O bom desempenho da dupla Guilherme Pardo e Guilherme Kumasaka, que conquistaram medalha de bronze no Badminton, a primeira do país na modalidade, já está rendendo bom frutos. Isto porque a partir de agora, em nossa cidade, a meta é de chegar a 500 mil praticantes do esporte em todas as faixas etárias, e com isso conquistar mais medalhas nos próximos jogos pan-americanos em Guadalajara, México.
Para chegar a este patamar, a prefeitura organizará a prática do Badminton em escolas, praças, praias, comunidades e vilas olímpicas. No morro da Chacrinha, por própria iniciativa e com apoio externo, os moradores já construíram uma quadra.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Mais uma vitória do Esporte


Da Redação
O Comitê Olímpico Internacional (COI) escolheu a cidade do Rio de Janeiro para sediar um de seus Centros de Capacitação Esportiva (CCE) de alto nível, para atletas, treinadores e juízes de todas as modalidades olímpicas. Outras unidades como esta serão construídas em todos os continentes. Os recursos virão do COI, da Odepa, dos COs e das governanças locais.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Reunião Pública com Secretário Estadual de Saúde em Bangu


Da Redação

Amanhã, às 14h, no Bangu Atlético Clube, localizado na principal rua do bairro, será realizado um encontro do secretário estadual de saúde, Sérgio Luiz Côrtes da Silveira, com os moradores da região, quando serão debatidos os problemas e as soluções da região em sua área de sua competência.

Skinny colorida



Luana Clara

O skinny jeans, aquela calça bem justinha, tipo pescador, fez a cabeça de celebridades como Victoria Beckham (foto1), agora loira e de cabelos curtos ex ou atual Spice Girls e Fergie do Black Eyed Peas, no verão europeu. E nada de tons comportadinhas e sim cores ousadas, como pede também a nossa alta estação: laranja, vermelho, rosa, azul, verde e amarelo.

Exposição de Arte em Realengo

Da Redação


Sucesso na primeira edição, o Castelo das Artes realizará no dia 30 de julho, última segunda-feira do mês, sua segunda esposição artística.
O evento é gratuito e estará aberto ao público das 13 às 17h, na Rua Goulart de Andrade, 265, próximo a Escola Municipal Nicaraguá, no bairro de Realengo.
Mais informações pelo telefone: 3463-6544.

Baixa renda já pode comprar casa com FGTS


Da Redação

A partir de agora, trabalhadores que recebem entre R$ 380 e R$ 2.280 poderão utilizar seu FGTS para abater o valor das prestações da casa própria em até 80% do valor das parcelas do financiamento.
Para ter direito, é preciso ter adquirido o imóvel pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Já quem optou pelo PAR (Programa de Arrendamento Residencial) e está nesta faixa salarial, só poderá requerer o benefício a partir do dia 1º de agosto.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Deficientes ganham isenção em serviços de habilitação


Da Redação

Portadores de necessidades especiais residentes em nosso estado já podem tirar ou renovar gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação. Para ter acesso a este novo direito, os condutores deficientes devem comparecer ao Acesso 5 da sede do Detran-RJ, localizado na Avenida Presidente Vargas, 817, térreo, Centro do Rio, ou às Ciretrans e SATs no interior do estado, sem agendamento prévio, para dar entrada em um processo de isenção, em posse dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico atestando o grau de deficiência assinado por profissional devidamente identificado. Em caso de deficiência auditiva, é necessária a apresentação de laudo de avaliação audiométrica.

Artigo - Uma verdadeira revolução está para acontecer nos meios de comunicação, principalmente rádio e TV: A digitalização!


Da Redação

A partir do próximo dia 2 de dezembro, São Paulo poderá ver uma televisão diferente: moderna e com conteúdo interativo! Mas, obviamente, isso não será de graça!
Os aparelhos de TV que nós usamos hoje são analógicos, incompatíveis com a nova modalidade. Para a adaptação, serão necessários conversores que, ligados à televisão, receberão o sinal digital.
Até aqui, tudo bonito! Algumas emissoras já fazem testes e transmitem de forma experimental no futuro formato. Os investimentos chegam a milhões. Mas, para variar, somos os últimos, a saber, das novidades. Ninguém nos disse que teremos de comprar esse aparelho e que seu preço inicial é “um pouco” salgado! Por cerca de R$ 800 você vai poder assistir, na comodidade do seu lar, à televisão digital.
Agora, algumas emissoras tentam fechar acordos para diminuir esse preço, que ficaria em torno de R$ 100 para o consumidor final. Elas vão dar subsídios para os fabricantes quando veicularem as propagandas dos conversores na TV. E os fabricantes, em contrapartida, cobram do Governo Federal a abertura de linhas de crédito, para que os consumidores (ou seja, nós) possam comprar seus equipamentos a perder de vista. A mesma coisa deve acontecer com o rádio, que também vai precisar de um conversor para receber o sinal digital.
Nesse caso, não teremos escolha. Em breve, todas as emissoras estarão no modo digital. Para assistir TV ou ouvir rádio, teremos de aderir ao novo sistema. Não sabemos ainda se teremos marcas diferentes para escolher, com preços diferentes, mas o mais importante é saber quando e quanto gastar. Teremos um longo prazo para fazermos a transição e não devemos comprometer nossa renda com um gasto supérfluo, apesar de praticamente obrigatório devido a nossa necessidade por assistir televisão (programas jornalísticos, esportivos culturais etc).
Resta saber também se a qualidade da programação vai melhorar tanto quanto a qualidade de transmissão. Pois, pagar, que seja, R$ 100 para assistir o que assistimos hoje, é de se ponderar se não vale a pena ficar sem mesmo!

Cláudio Boriola Consultor Financeiro, Conferencista, Especialista em Economia Doméstica e Direitos do Consumidor. Fundador e Presidente da Boriola Consultoria empresa criada há mais de treze anos. Autor dos livros Paz, Saúde e Crédito - Práticas de Negociação - De Um tostão a Um Milhão e do Projeto para inclusão da disciplina "Educação Financeira nas Escolas".

terça-feira, 17 de julho de 2007

Personalidade do Creib – Seu Nilton


Carlos Maia
jnossagente@gmail.com
Um amante do futebol. Assim pode ser definido o Seu Nilton, 76 anos. Esse carioca, torcedor do Vasco, tem muitas histórias de vida para contar. Trabalhou 25 anos na extinta revista Cruzeiro, como Mecânico Gráfico. Nos fins de semana, para relaxar, assistia aos jogos do Creib com seus amigos Cazuza e Nelson.
Freqüentador assíduo, acabou por colaborar com a organização dos jogos, com a responsabilidade de cuidar dos troféus. Por tanta devoção ao futebol, levava bronca da esposa, com quem é casado há 50 anos “e bem vividos, graças a Deus”, conta.
Seu Nilton, que guarda até hoje exemplares da revista cruzeiro, acompanhou de perto a história do Creib. Ele conta que no início o campo era aberto, e as pessoas usavam como passagem.
Além do conhecimento em relação ao Creib, fala de futebol, política e experiências vividas como quem bate um papo no boteco – e pode provar tudo, afirma.
Seu Nilton, que é hoje o representante da sua rua, é um patrimônio do Creib.

Estatísticas da Rodada

Luana Clara

Desempenho Amador
Durante estes 25 jogos, 13 dos 83 gols foram marcados pelo Ajax, time de ataque mais ofensivo do campeonato. Mas, apesar de ser uma equipe goleadora, o empate com o Palmeirinhas, em 4 a 4, o fez descer para a segunda posição no ranking. Já o Praça dos Cadetes, que despencou da segunda para a sétima posição, junto com o Real Madri, folguista da quinta rodada, têm o pior ataque, 5 gols.
O atual líder é o Juventude possui a defesa menos vazada, 2 gols, e o Molambo, lanterninha da classificação, continua como a mais vazada, 11 gols.
Jogadores - Natan, Ás de Ouro, foi autor do gol da rodada, com uma belíssima bicicleta, no jogo contra o Molambo.
Luiz Carlos, Juventude e Carlos Alberto, Ajax, com 5 gols e Alexandre Maia, Palmeirinhas, Eudes Gomes, Escalada, Rodrigo Barbosa, Praça dos Cadetes, Marcos Vinícius, Maloca e Fabiano Leite do Atlético compõem a artilharia da rodada.
Na quinta rodada, três jogadores foram eleitos Bola Cheia, devido a atuação brilhante, são eles: Natan, Ás de Ouro, Grilo, Ajax e Alexandre, Palmeirinhas. O Bola Fora foi o Maru, ????, pela falta violenta e após ter cometido um pênalti tolo.
Desempenho Veterano – Na primeira rodada 12 gols foram emplacados. Escritório e Coração Teimoso são os times de melhor ataque, com 2 gols cada. Já os menos ofensivos são Manchester e Ta-Lento, que não fizeram balançar a rede de seus adversários.
As defesas menos vazada são as das equipes Coração Teimoso e Bar. O Mini Dois de Ouro ficou com o título de mais goleada, 4 gols.

Palmerinhas e Ajax: Massacre certo vira duelo de Titãs

Luiz Paulo - Colaborador
jnossagente@gmail.com
Sábado – 15h30min – Palmeirinhas 4 x 4 Ajax
Sensacional. Foi emoção do ínicio ao fim. O Palmeirinhas, motivado com a boa vitória na última rodada e apoiado por sua apaixonada torcida, teve um início arrasador com três gols de Alexandre. O então líder, Ajax, estava perdido no jogo, foi quando entrou Grilo, antes estranhamente no banco dos reservas. Sua entrada mudou o time e a partida. Ainda no primeiro tempo marcou um dos quatro gols que fez durante a partida, todos de cobrança de falta.
Se os primeiros 30 minutos o Palmeirinhas dominou, os outros 30 foi o Ájax, que arrasou e igualou o placar em 3 a 3.
E quando tudo parecia caminhar para um empate, acontece um pênalti à favor do Ajax e o time vira o placar para 4 a 3. A torcida já comemorava mas, ao pôr do Sol o Palmeirinhas empata e fecha este jogo eletrizante em 4 a 4.
Domingo – 8h – Praça dos Cadetes 0 x 2 Juventude
A partida valia a liderança, mas parecia um amistoso de luxo, tamanha a sonolência das equipes.
Desfalcado do meia Thiago, articulador das jogadas, o Praça se desencontrou e o Juventude, muito disciplinado, taticamente, abriu 2 a 0 logo no primeiro tempo.
Domingo – 9h30min – Rei de Ouro 2 x 1 Maloca
Ao contrário do que se imaginava, o Rei de Ouro não encontrou moleza, e o Maloca, liderado pelo meia Edgar, fez uma bela partida. Mas no fim, a experiência do Rei de Ouro pesou neste durríssimo jogo.
Domingo – 11h – Atlético 3 x 3 Escalada
A mais bela partida de domingo. De um lado o craque Eudes, Escalada, comandou seu time com lindos passes e dribles desconcertantes e ainda marcou um golaço. Do outro, Fabiano, Atlético, quase levou à loucura a defesa adversária. No fim ninguém merecia perder. E quem ganhou foi o público, que viu em um campo de várzea um espetáculo digno de Engenhão.
Domingo – 12h30min – Molambo 2 x 3 Às de Ouro
Mais uma partida envolvendo arqui-rivais. Estimulado pelo resultado anterior positivo, o Ás de Ouro foi para cima, porém, o Molambo fez a rede balançar primeiro, em cobrança de falta de Tim Maia.
No segundo tempo o Ás de Ouro partiu para o tudo ou nada, e o jovem e talentoso Natan liderou a virada para 3 a 1. Nos últimos minutos o Molambo diminuiu em uma cobrança de falta, mas era tarde.

Veteranos estréiam com dois jogos de destaque

Luiz Paulo – Colaborador e Luana Clara

No sábado, dia 14, a rede do Creib balançou com os gols dos veteranos, que disputaram sua primeira rodada de 2007.
O jogo de destaque rolou as 9h30min, no qual o Escritório marcou 4 gols sob o Mini Dois de Ouro, 2 gols. A partida, bastante movimentada, teve chances de gols para ambos lados, mas quem levou a melhor foi o Escritório, que além de começar com uma vitória, possui o ataque mais ofensivo da etapa.
O Balança Rede, que vendeu de 2 a 1 o Molambo também fez um bom jogo. Mesmo reforçado esta temporada, e com domínio no primeiro tempo, o Molambo foi surpreendido com dois gols e se desencontrou em campo. Já o rival fez a diferença com muita garra e espírito de grupo.
Demais resultados: Coração Teimoso 2 x 0 Manchester, Bar 1 x 0 Ta-Lento. O time do Creib ficou de folga.
foto: Deputado Carlos Santana, um grande incentivador do esporte no Creib, entre o trio de arbitragem e jogadores do campeonato.


segunda-feira, 16 de julho de 2007

Processos de Idosos terão prioridade


Da redação
Já entrou em vigor a Lei 5.059/07 que obriga a priorização na tramitação de processos e procedimentos administrativos requeridos por pessoas com 60 anos. Para que o interessado obtenha o benefício garantido deverá solicitá-lo ao órgão administrativo ao qual o processo se encontra vinculado. A comprovação da idade poderá ser feita através de documentos como carteira de identidade ou de habilitação, certidão de nascimento ou de casamento e carteira profissional.

Município reedita livro que revela culinária da Côrte Portuguesa no Brasil


Fonte: Prefeitura do Rio Digital
Como parte das comemorações pelos 200 anos da chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio está reeditando o livro Arte de Cozinha, de Domingos Rodrigues, que teve a sua primeira edição publicada em 1680. O livro, com lançamento previsto para dezembro, é uma viagem pela culinária do período joanino (1760-1807).
O livro foi um guia para várias cozinhas da Côrte no período imperial, e teve dez edições numa época em que até mesmo a imprensa era proibida no Brasil. Mesmo anterior à chegada da Côrte Portuguesa, a obra retrata os costumes da culinária européia da época, que acabaram incorporados à cultura brasileira. E esse resgate histórico teve ajuda da chef Flávia Quaresma, que organizou receitas especialmente para o livro, todas inspiradas nos costumes culinários do século 19. Para facilitar o entendimento, a nova edição terá um glossário, explicando os termos usados pelo autor.

domingo, 15 de julho de 2007

Ramiz Galvão noturna precisa de ajuda


De Luana Clara

Durante a noite, a Escola Municipal Ramiz Galvão, localizado no bairro de Piraquara, em Realengo, transformar-se de ponto de ensino fundamental para médio. Mesmo com amplo espaço, os alunos do ensino médio contam com apenas sete sala, e o único material multimídia é um DVD. E para utilizar o aparelho, uma televisão foi emprestada.
Quem busca vagas na unidade é transferido para escolas em outros bairros, como Madureira, o que aumenta a evasão escolar.A coordenação da instituição de ensino visa a aquisição da Secretária Estadual de Educação de um prédio à venda, próximo a unidade atual, na esquina da rua Cacau. Com o novo espaço poderia ampliar o ensino médio para três turno e atender a demanda de estudantes da região.

sábado, 14 de julho de 2007

LONA GILBERTO GIL


Da Redação
A seguir a programação do mês de julho da Lona Gilberto Gil, localizada na Av. Marechal Fontenelle, 5000, em Realengo. Mais informações pelo telefones: 3462-0774 e 3333-2889.

FORRÓ - Com os trios Pimenta do Reino, Os Silvas, Trio Arvoredo e convidados, dia 27, sexta-feira, às 21h, R$ 16, até às 22h damas não pagam.
RAIZ DO SANA – Dia 20, sextafeira, às 22h, R$ 20.
OFICINAS - R$ 30
TEATRO – Quintas-feiras, às 19h;
BATE-LATA – Sextas-feiras, às 14h;
DANÇA DE SALÃO – Terças-feiras, às 19h;
TEATRO – De 11 a 16 anos, segundas-feiras, às 17h e sábados, às 8h e às 10h;
TEATRO ADULTO – Segundas-feiras, às 19h e sábados, às 13h;
DESENHO ARTÍSTICO – Sábados, às 8h e às 10h;
CAPOEIRA – Terças e quintas-feiras, às 17h30;
IOGA – Segundas, quartas e sextas-feiras, às 9h;
BALÉ – Terças e quintasfeiras, às 16h30 e às 17h30;
VIOLÃO – Marcar uma hora de aula, as terças ou quintas-feiras, das 13h às 18h; PERCUSSÃO – Sextas-feiras, às 15h.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Capoeira marcará presença no Parapan

De Luana Clara

Do dia 15 a 19 de agosto será realizada a Mostra de Capoeira é Pan 2007, que reunirá praticantes da modalidade de todo canto do país.
O evento contará com vasta programação: homenagem aos grandes mestres de capoeira, palestras, apresentações de grupos infantis, terceira idade, mestres antigos, feminino, e de portadores de nessecidades especiais.
Para saber mais informações fique ligadinho em nosso blog.

Modelismo: A concretização de um sonho


Luana Clara


É inegável que sem a fada madrinha, a Cinderela não conseguiria realizar seus sonhos, a recíproca também é verdadeira do estilista para com o modelista. Esta afirmação deve-se ao fato de transformar o croqui (desenho da estilista) em modelo-piloto (peça tridimensional em papel). Traduzindo: O estilista passa a idéia, o desenho e a aplicação (o tecido a ser usado e os aviamentos) e o modelista constrói a roupa.
O profissional atua nos ateliês de criação das marcas e precisa saber tudo e mais um pouco sobre tecidos, caimentos, acabamentos, costura, além de dominar matemática e geometria. "Tem que treinar muito em casa. Cortar, cortar, cortar. A prática é o que leva à perfeição", diz Rita Comparato, modelista e estilista da marca Neon.
Mas, quando o trabalho é minucioso ou não há produção em larga escala, o criador pode também ser o construtor da roupa.Tanto que é comum no mundo fashion encontrar estilistas-modelistas, como é o caso do Alexandre Herchcovitch, Clô Orozco e José Gayegos.
Na cadeia têxtil, devido ao prazo em que as coleções devem ser entregues, as funções são bem distribuídas. O estilista pesquisa tendências e modelos adequados à estação e ao público-alvo. Já o modelista desenvolve, executa a idéia e orienta as costureiras que montarão a roupa.
Para dar conta de todo este trabalho sem enlouquecer, conta com o sistema CAD/CAM, no qual se pode construir moldes ou alterar moldes de papel que foram digitalizados. Com essa inovação, pode-se calcular mais rapidamente as ampliações do modelo da roupa. Ou seja, passar do tamanho 38 para o 40 ou do 42 para o 36 com o sistema ficou infinitamente mais prático.

PIPOCA NA PREFEITURA


Da Redação

Neste mês haverá exibição do filme Garrincha, Estrela Solitária, com André Gonçalves e Taís Araújo e do documentário Maria Lenk, que conta a trajetória da primeira atleta feminina do Brasil a participar de uma Olimpíada. Na Lona Cultural Municipal Hermeto Pascoal, em Bangu, dia 18, às 19h, na Elza Osborne, em Campo Grande, dia 25, na Gilberto Gil, em Realengo, dia 31, às 20h.

Conquiste sua Felicidade

Alguém quer ser infeliz? Não, não quer.
Mas o que realmente traz felicidade?
A nova onda agora é trabalhar e criar empresas felizes. Empresas que valorizem seus colaboradores, que sejam éticas, social e ecologicamente corretas, que saibam atrair e reter os talentos.
O melhor dos mundos é estar feliz consigo mesmo e com o seu trabalho. Ter encontrado algo que realmente se gosta de fazer e, assim, ser muito mais produtivo. Mas o conceito de felicidade tem sido banalizado. É comparada ao sentimento de prazer, de posse e status. Essas são felicidades que não se mantêm ao longo do tempo.
A revista Superinteressante publicou, em abril de 2005, o resultado de estudos dos mais variados especialistas sobre felicidade e comportamento humano e eu gostaria de destacar abaixo alguns pontos práticos que podem nos ajudar a encontrar e praticar a famosa felicidade, e assim ajudar este mundo a ficar um pouquinho melhor. Vamos a eles.
Prazer. Como é bom comer algo gostoso, fazer amor com quem se ama, comprar aquele sonho de consumo. Uma boa conversa ou simples presentes. O prazer nos traz a sensação de felicidade, só que ele não é pleno e duradouro, mas nem por isso deixa de ser essencial na vida de qualquer pessoa. O prazer é um dos componentes que nos deixam felizes; é a forma mais fácil de buscar felicidade, só que não se sustenta como propósito de vida.
Engajamento. É o grau de comprometimento que temos com nós mesmos. Comprometa-se com sua vida, sonhos, valores e metas. O engajamento nos traz um grau maior de felicidade, pois induz ao auto-respeito e à auto-realização. Nada de deixar a vida te levar, conduzir sua carreira aos trancos e barrancos, movida ao acaso. Nada acontece por acaso. Participe ativamente de sua vida.
Significado. Aí, sim, a felicidade plena. Ser feliz não significa estar todo o tempo alegre e sorridente. Significa descobrir e investir no seu propósito de vida. É perguntar não só o “por quê?”, mas também o “para quê?”. Quando descobrimos nosso verdadeiro propósito de vida temos uma noção mais clara do que, como e quando fazer. Isso vem com a maturidade e também tem a ver com o aspecto religioso, mas é sempre bom começar, desde cedo, a tentar encontrar um sentido para a sua vida.
Sendo assim, os cientistas concluíram que algumas coisas nos deixam bem mais felizes do que outras. Vejamos, primeiramente, o que eles consideram uma ilusão de felicidade:
Dinheiro - é bom, mas não é tudo. É uma questão polêmica! Cada um tem suas considerações.
Casamento - nada de dedicar toda a sua vida ao ente amado e esquecer todo o resto.
Futuro - só a Deus pertence. Não fique esperando sempre um amanhã melhor. Viva o presente!
Bens materiais - o excesso vira compulsão, doença. Viver para comprar não é vida.
Status - a vida tem altos e baixos e a sua pode não ser em função de um cargo ou título.
Beleza - o que é beleza? Se fosse assim, todo feio seria triste, o que não é verdade. Aliás, o que é feio?
Agora, segundo esses mesmos cientistas, o que realmente nos torna felizes:
Desafios - uma forma de crescer e superar nossos limites.
Exercícios - quem diria, hein! Nosso corpo adora! Trate de correr para a academia.
Altruísmo - ajudar o próximo e praticar o bem. Seja feliz, fazendo os outros felizes.
Importância - ser aceito e útil no meio em que se vive.
Ter companhia - espírito de equipe traz felicidade e nada de tentar fazer tudo sozinho. O ser humano é altamente sociável e precisamos dos outros para viver.
A questão é você conseguir ter, em sua vida, mais momentos felizes do que infelizes, pois ninguém está feliz o tempo todo. A felicidade, na verdade, é conquistada diariamente e não existem fórmulas mágicas. Felicidade não é um fim, mas conseqüência. E uma boa maneira de ser feliz é justamente não ficar procurando a felicidade por todos os cantos.

Paulo Araújo - palestrante e escritor. Autor de “Desperte seu Talento – dicas essenciais para a sua carreira”
Site: www.pauloaraujo.com.br

quinta-feira, 12 de julho de 2007

O PAC também é nosso


Da Redação

No dia 28 de julho, sábado, às 14h, na Faculdade São José, localizada na Av. Santa Cruz, 580, Realengo, será realizada mais uma reunião com os representantes das frentes comunitárias e sociais sobre as ações públicas para o repasse do PAC à Zona Oeste.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Saúde do Batan é premiada


Da Redação

O Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) da comunidade Batan, em Realengo, recebeu o prêmio Unidade Básica Amiga da Amamentação, concedido pela Secretaria Estadual de Saúde. A equipe atende a 3.132 famílias. Seu programa de incentivo ao aleitamento, acompanha as mães do pré-natal ao nascimento do bebê, dando às gestantes assistência intensiva de profissionais treinados, para incentivá-las a amamentar nos primeiros seis meses de vida da criança.

Veículos com multa podem fazer Licenciamento Anual


Da Redação

Por decisão do Tribunal de Justiça do Rio, foi a baixo o condicionamento do Detran-RJ de que para realizar a vistoria anual ser obrigatório o pagamento de infrações. Mas, para efetuara os demais serviços, tais como transferência de propriedade e transferência de jurisdição, o proprietário terá que pagar todas as multas vinculadas ao veículo.

Creib: Veteranos em Ação


Da Redação
No próximo sábado, dia 14, começa o Campeonato Veterano de Futebol Amador do Creib. As partidas serão abertas com chave de ouro, já que o atual campeão, o time Coração Teimoso, fará a primeira partida, às 8h, contra o Manchester. Em seguida, as 9h30min, é a vez de Escritório x Mini Dois de Ouro. Às 11h se enfrentarão Bar x Ta-Lento e as 12h30min, Balança a Rede x Molambo. Estará de folga a equipe do Creib.

AMUZO para mulheres da Zona Oeste


Da Redação

Localizada na Rua Santa Cecília, 1159, Bangu, a Associação das Mulheres Unidas da Zona Oeste (AMUZO), atua em apoio aos problemas latentes ao universo feminino, recebimento de denúncias e debate para soluções cotidianas.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Havaianas: A emergente do mundo da moda




De Luana Clara
Quem diria, há uns 15 anos atrás que aquele chinelo de pedreiro e domésticas calçaria um dia pés ultrafashion e chegaria ao status de sandália... é o mundo dá voltas, e hoje a marca está presente em um dos endereços cool de NY, um prédio tombado na Spring St., no Soho, onde fica seu escritório e o showroom nos EUA.
O design é do Kramer Design Group, que tem seu toque em espaços como Donna Karan, Ralph Lauren, Michael Kors, John Varvatos... O grafite no muro do edifício sede faz parte da campanha de divulgação, porque como acontece aqui, lá também têm sofre com as imitações, e a arte deixa bem claro que as flip flops legítimas são as Havaianas.

Estatísticas da Rodada


De Luana Clara
jnossagente@gmail.com

O Ajax foi o maior beneficiado desta rodada, porque mesmo sem jogar continua com o ataque mais positivo, nove gols, e se mantém no primeiro lugar da tabela, com sete pontos e cinco de saldo de gols, o maior do ranking do Campeonato.
Quem pensa que este fato reflete uma hegemonia nas posições da tabela está enganado. A equipe do Atlético, até então quinta colocada agora está em terceiro, também com sete pontos, assim como o Praça dos Cadetes. Ambos estão na boca de espera de um vacilo do Ajax, para se equipararem no saldo de gols ou o ultrapassarem na pontuação geral.
O Rei de Ouro foi o time que mais se prejudicou na rodada. Ao perder de 0 a 2 para o Ás de Ouro, caiu da quarta para a sétima posição. Já o Molambo continua na lanterna da competição, sendo o único time sem vitória, acumulando apenas um empate e três derrotas.
Desempenho dos Jogadores - Eudis, do Escalada, foi autor do gol da rodada, na goleada de 4 a 1 sobre o Praça dos Cadetes, no domingo.
A artilharia da rodada é composta por Rodrigo Barbosa, Praça dos Cadetes, 4 gols e Luiz Carlos, Juventude, Maicon Carvalho, Ajax, Marcos Vinícius, Maloca e Sivonaldo Moreira, Real Madri, todos com 3 gols marcados.
O título de Bola Cheia ficou para equipe de arbitragem, por seu alto nível de profissionalismo. Já o o de Bola Fora para Dunga, do Molambo, que acima do peso, chegou atrasado em vários lances
Estão suspensos por uma partida, por ter recebido o terceiro cartão amarelo, Robson Luiz, Ás de Ouro, Leandro Silva e Célio Ferreira, Rei de Ouro. Os demais são Thiago Pacheco, Juventude, três jogos e Geovani Lima, Ás de Ouro, André Luiz, Palmeirinhas, Davi Garcia, Real Madri, todos por uma partida.
No Geral - Nestes 20 jogos foram marcados 59 gols. O Juventude, Molambo e Palmeirinhas têm o pior ataque da competição, com quatro gols. Ao mesmo tempo em que possui o ataque menos ofensivo, o Juventude também conta com a defesa menos vazada, dois gols. A mais goleada é a do Molambo, oito gols.
Escalada e Molambo estão empatados no ranking de equipe mais disciplinada, ambas com 2940 pontos.

Informe ANARJ


Da Redação

Confraternização na ANARJ
A Associação Náutica dos Amadores do Rio de Janeiro (ANARJ), realizou em sua sede, na Rua Carumbé, 816, em Realengo, no dia 30 de junho, o almoço trimestral do associados.
Durante o evento, que reuniu cerca de 80 dos 100 associados, foram sorteados 20 relógios de paredes. Além disso foram entregues 15 certificados do curso de GPS e 10 cateiras de habilitação de Arrais Amador.
O próximo encontro será no dia 05 de agosto, em um passeio à Ilha de Marambaia. O valor é de 30 reias, mas só podem participar os associados e seus dependentes.
No dia 23 de agosto a organização completa um ano de existência, e a comemoração será no dia 30 de setembro, com um belo almoço de confraternização.
Para se associa à ANARJ basta ligar para: 3291-0075. a mensalidade custa apenas 10 reais.

Lucros do mar
No sábado, dia 7, seis associados da ANARJ foram empregados pela empresa de navegação BrasMar. Mais uma vitória da Associação que só pensa em você!

Curso de Mestre
No dia 6 de agosto, a Associação Náutica dos Amadores do Rio de Janeiro, inicia sua próxima turma de Mestre, e as inscrições já estão abertas pelo telefone: 3291-0075.

Curso de Capitão
Em breve , a formação para Capitão Amador será ministrada em módulo. Ao todo serão seis: Navegação Astronômica, Navegação Eletrônica, Estabilidade Meteorologia, Comunicação e Sobrevivência no Mar. Os interessados em participar, podem se cadastrar para as futuras turmas, pelo telefone: 3291-0075.

Jovens da Zona Oeste não deixem de participar do 4º Parlamento Jovem



Da Redação

Estão abertas até o dia 14 de setembro, nas secretarias estaduais de educação, as inscrições para a quarta edição do programa Parlamento Jovem, que selecionará 78 estudantes para viver durante uma semana a experiência de debater e votar projetos na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Podem participar alunos de 16 a 22 anos de todos os estados que estejam cursando o 3º ano do ensino médio. Os interessados devem elaborar um projeto de lei em uma das seguintes áreas: 1 - educação, cultura, esporte e turismo; 2 - agricultura e meio ambiente; 3 - economia, emprego e defesa do consumidor; 4 - segurança pública; e 5 - saúde.
As atividades serão realizadas no Distrito Federal, entre os dias 19 e 23 de novembro. A posse dos jovens deputados jovens será no plenário da Câmara dos Deputados, dia 20 de novembro, às 10 horas, durante uma sessão solene presidida pelo presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia.
Na Câmara os participantes do Parlamento Jovem vão desempenhar todas as fases do processo legislativo, como a apresentação de proposições e emendas, debates e apreciação nas comissões e votação no plenário. Serão eleitos líderes e membros de uma mesa diretora, que serão responsáveis pela condução dos trabalhos.Mais informações pelo telefone 0800-619619, ou pelo site ‘www.camara.gov.br’, onde há um link dando dicas importantes sobre a elaboração do projeto.