quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

UPA Santa Cruz

Da Redação
Inaugurou nesta quinta-feira a terceira Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA) de nosso Estado. Localizada próxima ao conjunto habitacional do Cesarão, atenderá cerca de 600 pacientes por dia.
O espaço conta com dois consultórios de pediatria, três de clínica médica, um de ortopedia e um de odontologia. Além disso, há salas de nebulização e medicação, sutura, raios-X e gesso e laboratório, onde são realizados na hora os exames pedidos pelos médicos.
A sala de observação para adultos tem 12 leitos; a pediátrica, três. Na “sala vermelha”, há dois leitos para estabilizar pacientes graves até serem removidos para um hospital. Assim como demais, possui uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de prontidão para fazer essa transferência.
A próxima UPA 24 Horas também ficará na Zona Oeste, em Bangu. Em seguida, virá a de Campo Grande. Até 2010, o Governo pretende instalar 30 UPAs no estado, com a realização de 15 mil atendimentos por mês em cada uma.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ESTE UPA É UMA PALHAÇADA!!!
ISTO TUDO É PARA ENGANAR O POVO,
NÃO TEM SUPORTE, APRESENTA IRREGULALIDES, O ATENDIMENTO É PÉSSIMO... A IMPRENSSÃO QUE TIVE, É QUE ESTAVA SENDO ATENDIDA POR PROFISSIONAIS DESPREPARADOS.
QUE ABSURDO!!! POR CONTA DISTO OS HOSPITAIS QUE DEVERIA ESTAR RECEBENDO ATENÇÃO DOS PODER PÚBLICO, ESTÃO QUASE FECHANDO AS PORTAS, POR FALTA DE VERBA, PORQUE APARECE UM POLÍTICO QUERENDO SE CANDIDATAR MAIS UMA VEZ, NÔS ENFIA PELA GUELA ABAIXO UM ABSURDO DESTE, EM VEZ DE RESTAURAR O QUE ESTA PERDIDO... E QUEM PAGA O "PATO"?
OUTRO ABSURDO É VC SER ATENDIDA, SEI LÁ POR QUEM, PORQUE NINGUÉM DENTRO DO POSTO DO UPA TEM IDENTIFICAÇÃO, O QUE QUER DIZER, QUE QUALQUER UM PODE SE PASSAR PELO QUE NÃO É E TE ATENDER... ATÉ O PORTEIRO, QUANDO VC ENTRA TE PERGUNTA O QUE VC TEM, COMO SE CABE-SE A ELE TAL COISA... O QUE ACHEI UM CONSTRANGIMENTO, JÁ NA PORTARIA, EU TER QUE RELATAR O MEU CASO, PARA UMA PESSOA QUE NÃO TEM PREPARO NA ÁREA DE SAÚDE...MAS DERREPENTE ESTAMOS SENDO TODOS ATENDIDOS PELO "SEVERINO QUEBRA GALHO" E NÃO SABEMOS...
É TAMBÉM NÃO PODERIA DEIXAR DE MENCIONAR, QUE AO CONTRÁRIO DO QUE QUE FOI DITO. VEJA ABAIXO

"Por que a UPA 24 horas ajuda a reduzir o movimento nas emergências dos hospitais?
A UPA 24 horas diminui o número de pacientes nas filas dos hospitais porque tem condições de resolver muitos problemas de saúde que levam as pessoas a procurar as emergências hospitalares. Sete em cada dez pacientes que chegam aos hospitais não são casos de emergência, mas acabam superlotando essas unidades. Estes casos são tão importantes quanto os mais graves, mas podem e devem ser atendidos na UPA 24 horas. Aqui, vamos atender, por exemplo, pessoas com dor de cabeça, febre, mal-estar e crises de pressão alta e diabetes."

NO UPA DA ILHA DO GOVERNADOR, ONDE TIVE O DESPRAZER DE PASSAR, NÃO FUNCIONA ASSIM, PESSOAS SÃO SUBMETIDAS AO PRIMEIRO ATENDIMENTO DO LADO DE FORA DO UPA, PELO PORTEIRO E ESTE QUE ESCOLHE SE O CLIENTE OU PACIENTE ENTRA OU SAI.
COMO ELE DEVE ESTÁ AVALIANDO AS PESSOAS?
UMA SENHORA GESTANTE COM A MÃO CORTADA, TEVE ATENDIMENTO, UMA CRIANÇA QUE CHEGOU LOGO DEPOIS COM UM EDEMA NA TESTA SANGRANDO, CAUSADO POR UMA QUEDA, NÃO PODE SER ATENDIDO... COMO QUE FUNCIONA ESTE SISTEMA DO UPA? EU QUE ESTOU ENGANADA A RESPEITO DO FUNCIONAMENTO OU O UPA QUE PASSEI ESTA DESPADRONIZADO?

leila m. go. disse...

21548721
Fiquei mais de seis horas dentro da unidade de saúde chamada UPA em Santa Cruz, na Avenida Cesário de Mello (Cesarão) RJ.
Ao entrar no consultório, a médica Aline Eloísa Campos, CRM/RJ 52.86926-0, atendeu meu filho em menos de dois minutos, apenas receitando remédios, sem ao menos lhe fazer os exames mais comuns: verificar temperatura, pressão , ausculta e outros procedimentos básicos que deveriam ser feito em qualquer consulta comum com um médico responsável; já que o paciente fez o relato de estar com febre, ter vomitado durante a noite e estar com diarréia. Simplesmente ouviu o paciente e escreveu a receita e a declaração de comparecimento com caneta com tinta vermelha, se trata de um documento para entregar no trabalho. Ao voltar em seu consultório, para pedir um exame mais detalhado, ela disse que se eu não estivesse satisfeita que procurasse outro médico. Ela deveria se retratar comigo. Isso é falta de respeito.

Estou reclamando, pois o salário dela e do Governador são pagos por mim e tantos outros que procuram essa unidade. Tenho ciência que em outras unidades e outros médicos fazem um bom atendimento. Porém a impressão que fica para mim não está sendo positiva quanto à propaganda que se faz dos postos de atendimento UPA, pois esta foi a primeira vez que utilizei o serviço, esta pessoa que se diz Médica, faz com que o sistema fique desacreditado. No entanto, espero providências contra essa pessoa que atendeu a tantos pacientes da mesma forma, apenas ouvindo os relatos e escrevendo receitas com caneta com tinta verme


Meu nome é Leila Maria Gomes – Tel. 33160219
Meu filho se chama Danilo Gomes
Entramos no local aproximadamente às 10h e o atendimento dele foi às 16h.