terça-feira, 26 de junho de 2007

Abertura de Campeonato digna de disputa oficial



por Carlos Maia

Um apaixonado exército de torcedores fiéis, hinos de clubes, queima de fogos, olhos atentos em cada lance do campo, palavras de incentivo ao time de coração, tristeza da derrota para uns e a festa da vitória para outros. Não estamos no Maracanã. Tudo isso acontece no Campo de Futebol do Clube Recreativo dos Industriários de Bangu, o Creib, localizado na Rua General Gomes de Castro, 300, em Padre Miguel.
Com os prédios do conjunto Iapi e da Cehab, o Creib sedia o campeonato de futebol amador que existe desde 1971, e é feito com alto nível de profissionalismo e organização. Contando com um quadro de árbitros federados, regulamento próprio, e jogadores que passaram ou atuam em grandes clubes do Brasil e até do exterior. É o caso do Gil Bala, do Juventude, um dos times da região que disputa na primeira divisão da competição. O jogador já jogou no Fluminense, Portuguesa de São Paulo, União da Ilha de Madeira, em Portugal e atualmente está no Tupi, de Juiz de Fora. Gil acredita que a competição é um celeiro de jogadores com grande futuro.
Outro ponto importante é a não admissão de violência: - O jogador que cometer uma agressão sofre de três anos suspensão, conta Jairo Castro, responsável pela organização das equipes e jogos. Segundo ele, é enorme a procura para participar do campeonato, mas existe a exigência de se ter um grupo formado, com experiência, para garantir o nível da competição. “O Juventude demorou três anos para subir”, explica.
Esse ano, devido a grande procura, são onze times na disputa: Ájax, Às de Ouro, Atlético, Escalada, Juventude, Maloca, Molambo, Palmeirinhas, Praça do Cadetes, Real Madri e Rei de Ouro. Diferente dos outros anos, em que uma equipe caia e outra subia, agora sobem três e descem três, o que acirra a disputa. Já estão classificados para o campeonato do ano que vem: Maninhos, Furacão e Bandeirantes.
O campo do Creib era o menos utilizado até serem construídos os prédios ao redor.
Hoje, dentro de Padre Miguel, é o único a ter um campeonato há mais de 20 anos.

Nenhum comentário: