quinta-feira, 21 de junho de 2007

Coluna Esquentando os Tamborins - Alfredo Oliveira


Primeiras palavras

Salve, salve povo do samba! É com enorme prazer que estreamos, aqui no NOSSA GENTE, a coluna ESQUENTANDO OS TAMBORINS. Vamos trazer pra cá, a cada edição, um pouco sobre o universo das escolas de samba cariocas e principalmente das nossas queridas Mocidade Independente e Unidos de Padre Miguel. Vamos refletir sobre os rumos destas entidades que compõem a maior festa popular do mundo, como se costuma dizer. A propósito, meu nome é Alfredo Oliveira e espero encontrá-lo aqui, a cada edição, para nossa troca de idéias. Você leitos poderá nos passar as suas, usando o email freddobr@gmail.com .

Um ano diferente

Normalmente, nesta época do ano, os batuques que nos chegam dão conta do troca-troca de profissionais entre as agremiações, mas este ano a Polícia Federal entrou em cena numa “concorrência desleal” pelo espaço na mídia. A prisão da maior liderança do mundo do samba (Ailton Guimarães Jorge – presidente da LIESA) deixou espaço pra pouca coisa na cabeça de quem faz questão de acompanhar as escolas de samba sem se preocupar se é ou não fevereiro.

Na esfera federal, um dos aspectos da operação Furacão, a suspeita de manipulação nos resultados do Carnaval 2007 não teria espaço nem aprofundamento merecidos. Sendo assim, a coluna aplaude atenta a iniciativa da vereadora carioca Tereza Bergher (DEM), que instalou em nossa Câmara Municipal uma CPI para investigar, com prioridade, as afirmações do delegado da PF, Emmanuel Henrique, que revelou, em entrevista ao Fantástico (TV Globo), haver indícios de irregularidades no julgamento do Carnaval carioca.

A imprensa especializada encarou com muitas reservas o anúncio da criação da CPI. Temia-se que nossos representantes estivessem apenas se aproveitando dos holofotes que o assunto podia proporcionar. Natural e prudente. Em maio a CPI do Carnaval, presidida pela proponente e composta por Liliam Sá (PR), Rogério Bittar (PMDB) e Nadinho de Rio das Pedras (DEM) realizou sua primeira reunião e, ao que parece, quer ir além. Além dos resultados, os vereadores querem, tembém, analisar o contrato vigente entre a LIESA e a Prefeitura.

Numa época de muitos eventos que reúnem samba e gastronomia, é bom lembrar que com feijoada tudo bem, mas com pizza não dá!

Até a próxima.

Nenhum comentário: